Distúrbio do Sono

Apneia do sono: o que é, causas e tratamentos

A apneia do sono é um problema que causa a paralisação da respiração por um certo momento ou uma respiração bastante superficial no corpo, esse tipo de distúrbio pode causar roncos durante o sono ou uma noite mal dormida, que vai causar mais cansaço ao corpo. Com essas noites ruins de sono podem causar um dia bastante cansativo, muita falta de concentração, falta de apetite sexual e muita irritação com pequenas coisas do dia a dia.

Muitas pessoas sofrem de apneia do sono e nem sabem, por isso é importante se informar sobre esse distúrbio que atrapalha tanto a vida. No texto a seguir vamos mostrar quais são as causas para esse problema durante o sono, os sintomas mais evidentes no dia a dia e quais os tratamentos que as pessoas devem ter ao terem apneia do sono. Então, leia tudo sobre isso, agora:

O que é apneia do sono?

A apneia, como foi dito antes, é um distúrbio que causa a falta de respiração durante o sono. Porém, existem alguns tipos de apneia do sono, portanto vamos explicar cada uma e explicaremos as suas especificidades:

Apneia obstrutiva do sono

Esse tipo de apneia do sono, geralmente, ocorre por conta do fechamento das narinas durante o sono. Pois, seus músculos da respiração estão relaxando durante este momento: mandíbula, nariz e pescoço. Ao ter esse relaxamento, a apneia ocorre.

Apneia central do sono

Essa apneia é mais grave por ocorrer, ocasionalmente, em pessoas que já passaram por alguma doença mais grave, como: tumor, AVC ou doenças degenerativas do cérebro. Por ter essa mudanças na respiração por conta das sequelas da doença, a apneia aparece durante as noites dormidas.

Apneia mista

Sendo conhecida como a apneia mais rara dentre todas, a apneia mista é uma junção da apneia central do sono e obstrutiva do sono. Portanto, as noites dormidas são mais difíceis.

Apneia temporária

Em muitas ocasiões essa apneia ocorre em pessoas por conta de problemas com as amígdalas, tumor ou pólipos na área nasal. Esses problemas podem obstruir a passagem de ar durante o sono, causando a apneia do sono.

O que causa a apneia?

A apneia do sono sintomas podem ser diversos, essa dificuldade para respirar durante o sono pode ter um motivo diferente para cada pessoa, por isso caso você sinta uma dessa causa consulte um médico. Aqui está algumas das causas para apneia do sono:

Fumar

O tabagismo é uma das grandes causas para a apneia do sono, pois a fumaça que está sendo inalada para o pulmão, ocasiona em mais dificuldades para respirar. E ao dormir sua região nasal tende a sentir bastante dificuldade para inspirar e expirar o ar do seu peito.

Obesidade

Ter obesidade aumenta suas chances de ter apneia do sono, pois alimentação saudável faz a diferença na forma em que respiramos. Portanto, se você estiver com obesidade é capaz de, em algum momento, ter a apneia do sono.

Idade mais avançada

As pessoas mais velhas, geralmente, possuem mais dificuldades para respirar e no sono isso não é diferente. A apneia é bem frequente em pessoas que estão com uma idade mais avançada. É importante saber que, caso sinta que está ruim para dormir, o médico deve ser procurado para entender direito qual o seu problema e como ajudar.

Medicamentos

Muitas pessoas tendem a usar alguns remédios para conseguir dormir, seja isso por insônia ou outros problemas. Entretanto, esses medicamentos, como: relaxante e calmantes, podem ocasionar em um problema maior. Como foi dito antes, ao ter a região responsável pela respiração relaxada, o corpo tende a ter mais dificuldade para expelir o ar de dentro do peito. Por este motivo, pode ocorrer a apneia do sono.

Nariz entupido

Essa pode parecer a causa mais boba entre todas (talvez seja), mas é comum no dia a dia, que a apneia do sono apareça por esse motivo. Ao ter um congestionamento nasal, a região fica entupida e com muitas dificuldades para respirar. As noites dormidas depois dessas situações não são boas e isso pode atrapalhar sua vida, sem que você perceba as causas.

Alcoolismo

O álcool não é uma coisa que traz muita qualidade para a saúde das pessoas, certo? E o álcool para o seu agradável sono também não ajuda. Portanto, tomar algumas vezes não é o fim do mundo, mas ao ser exagerado pode causar a apneia do sono e, assim, tendo uma saúde mais instável.

Como tratar a apneia do sono?

Como é o tratamento para apneia do sono, em geral, é tratado para fazer uma mudança no estilo de vida daquele paciente, com as especificidades da saúde dele. Cada caso é um caso e o médico que vai determinar qual é a melhor forma para você tratar desse problema incômodo.

Se você usa muito cigarro ou álcool, o médico vai recomendar que você parar de imediato com o uso desses produtos, pois sua saúde vai depender dessa mudança no seu hábito do dia a dia.

CPAP

CPAP é um aparelho extremamente útil para quem sofre de apneia do sono, pois esse instrumento vai fazer com que a sua respiração durante o sono seja perfeita. Bastante parecida com a máscara de oxigênio para se quem quer se familiarizar com o produto.

Na grande maioria dos casos, o CPAP é usado em pessoas que estão com a passagem nasais completamente obstruídas ou que as mudanças de rotinas não surtiram efeito no sono do paciente. 

Cirurgia

Esse tipo de tratamento é apenas indicado para pacientes que não conseguiram ter uma melhora da apneia do sono com os tratamentos anteriores. Geralmente, é preciso 3 meses de tratamento para determinar se a respiração melhorou ou não, caso não tenha melhora, a cirurgia é recomendada. Pois, em alguns casos, a base do rosto deve ser modificada para que o problema seja corrigido. Então, antes de tudo é importante consultar um médico para saber qual é o melhor tratamento para você.
Se você está sentindo algum sintoma de apneia do sono, procure a Otorrino Paulista para ter os melhores médicos e atendimentos para o seu problema.

OTORRINOPAULISTA

Recent Posts

Faringite: Tipos, Sintomas e Estratégias de Tratamento

Seja na estação fria do inverno ou nos dias quentes do verão, a faringite é…

4 semanas ago

Máscara Cirúrgica: Uso Correto e Eficácia na Proteção Respiratória

A utilização adequada da máscara cirúrgica desempenha um papel fundamental na prevenção da disseminação de…

4 semanas ago

Nariz Ardendo: Possíveis Causas e Tratamentos Adequados

O nariz ardendo é um incômodo que muitos de nós já experimentamos em algum momento…

1 mês ago

Otoplastia: Conhecendo a Cirurgia de Orelhas

Explorando a arte da cirurgia plástica, a otoplastia emerge como uma intervenção especializada destinada a…

1 mês ago

Faringite Estreptocócica: O que é, Sintomas e Tratamentos Específicos

A faringite estreptocócica é uma condição que frequentemente se esconde por trás dos incômodos sintomas…

1 mês ago

Cirurgia de amígdalas: Entenda quanto custa esse procedimento

Você está considerando uma cirurgia de amígdalas para aliviar problemas recorrentes de garganta? Saber mais…

1 mês ago