Prognatismo mandibular: Saiba o que é e como tratar

O prognatismo mandibular nada mais é que uma desarmonia facial que envolve os ossos, dentes e músculos. Têm como característica o excesso de crescimento mandibular (arcada inferior) em relação à maxila (arcada superior), o que acaba por gerar uma mordida cruzada anterior e um perfil facial côncavo.

Também conhecido como mandíbula de Habsburgo ou mandíbula de Áustria, o excesso de crescimento mandibular que caracteriza o prognatismo mandibular possui origem genética, que, muitas vezes, também pode estar associado a um déficit de crescimento do maxilar superior, podendo ser considerado o problema dento-facial que mais causa deformações e desarmonias na face. 

Prognatismo mandibular, queixo avançado

O que é prognatismo mandibular? Como já descrito anteriormente, o prognatismo é uma espécie de anomalia que muda de forma considerável a harmonia do rosto e pode gerar grandes deformidades faciais. As pessoas com esse tipo de anomalia têm o lábio inferior maior e mais para a frente que o superior e um queixo mais proeminente, corpulento e volumoso, atributos físicos que podem demonstrar um aspecto de aparência raivosa.

O prognatismo também pode acabar trazendo problemas com alterações no encaixe adequado dos dentes, ocasionando em uma má oclusão, assim como também modificações na respiração e mastigação.

Como saber se eu tenho prognatismo mandibular?

No tocante ao visual estético, as pessoas que têm prognatismo mandibular apresentam um lábio inferior maior que o superior (o que, em termos técnicos, se cjama inversão do lábio) e um queixo bem volumoso e proeminente, ficando com um perfil de aparência côncava,p que pode acabar lembrando uma “meia-lua”, não muito estético, tanto para os indívidos do sexo feminino quanto masculino. A origem dessa deformidade pode estar relacionada a síndromes e anomalias características como a microssomia hemifacial ou a síndrome de Treacher Collins, entre outros.

Desde cedo pode-se começar a fazer o diagnóstico deste problema de crescimento e várias vezes começamos a fazer a observação do desenvolvimento irregular em crianças de ambos os sexos, quando elas atingem 4 e 5 anos de idade, mas a anomalia pode começar a manifestar-se em qualquer momento do crescimento.

Como tratar o Prognatismo Mandibular?

O tratamento possui fases distintas. Em primeiro lugar, o paciente deve ir em busca de um ortodontista e de um cirurgião buco-maxilo-facial para a identificação do diagnóstico e do plano de tratamento.

O tratamento começa com a correção ortodôntica visando posicionar os dentes da forma correta nos maxilares. A duração dessa fase depende da  complexidade dos problemas dentários, aproximadamente o tempo é de 12 a 24 meses.

Na fase ortodôntica do prognatismo, o papel do ortodontista é corrigir os arcos dentários e isso envolve o alinhamento, nivelamento, correção de giroversões dentárias, de modo a posicionar os dentes sobre o osso basal e obter a devida inclinação dos dentes (descompensação dentária) quanto maior for a descompensação dos arcos dentários, melhor será o resultado estético e funcional do final da cirurgia. 

Estando finalizada a fase ortodôntica da pré cirurgia, inicia-se o planejamento cirúrgico, com base nos resultados clínicos adquiridos com a correção dentária e em traçado cefalométrico a partir da radiografia de perfil atual do paciente. Este procedimento é realizado pelo médico cirurgião e discutido com o ortodontista e paciente. Nessa fase cirúrgica é realizada a correção do posicionamento dos ossos maxilares. Esta correção pode ser feita na mandíbula, maxila ou nos dois ossos, isso vai depender do diagnóstico de cada paciente. 

O objetivo primordial do procedimento é adquirir o equilíbrio funcional mastigatório, melhorar as funções respiratória e articular, além de obter a harmonia estética facial.

A cirurgia é feita sob anestesia geral, em um hospital, visto que a internação ocorre no mesmo dia da cirurgia e a alta hospitalar geralmente 24 horas depois do ato cirúrgico. 

Uma dentição bela esteticamente não é só a consequência de uma boca sã e cuidada, mas também de uma mastigação eficaz e livre de problemas gengivais, o que resulta em um correto desenvolvimento oro-facial.

Se o prognatismo mandibular for detectado tardiamente, isto é fora da idade do desenvolvimento maxilar, a anomalia ainda tem solução. O casamento entre o tratamento ortodôntico fixo com a operação de procedimento cirúrgico (conhecida como cirurgia ortognática) de redução mandibular, que pode ou não ser combinada com uma cirurgia de avanço maxilar superior, é uma solução que possui segurança e eficiência e que devolve o perfil e o sorriso estético que o paciente tanto deseja, com uma mastigação, fonação e respiração que funcionam plenamente. 

Como a Otorrino Paulista pode te ajudar a realizar seu sonho de alcançar a harmonia estética facial?

Otorrino Paulista é um consultório cuja especialidade é a medicina, sendo formada por profissionais de alta competência que tem como objetivo cuidar do próximo com o máximo de humanismo e clareza possível, tendo como assistência o melhor que a medicina nos oferece nos dias de hoje. 

O consultório conta com uma equipe de especialistas de diferentes áreas, desde otorrinolaringologia até endocrinologia e cardiologia. Ademais, a Otorrino Paulista contém todos os equipamentos e materiais necessários para você realizar consultas e alguns exames;  além do acompanhamento humanizado no pós-cirúrgico. 

Tendo como localização, uma das principais, senão a principal avenida de São Paulo: avenida Paulista, a Otorrino Paulista conta com uma estrutura moderna, equipe bem qualificada e capacitada e o atendimento humanizado e otimizado que todos precisam para se sentirem bem acolhidos e serem atendidos satisfatoriamente. 

O corpo clínico da Otorrino Paulista e seus sócios são membros da Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL) e da Associação Paulista de Medicina (APM). Isso quer dizer que sim, é uma clínica de confiança!

Por fim, na Otorrino Paulista você consegue agendar sua consulta de inúmeras formas, incluindo a forma remota, ou online (fica a seu critério escolher como chamá-la). Além disso, há também outras especialidades como endocrinologia, cardiologia, clínica  médica, entre outras, para que você consiga obter um diagnóstico completo e íntegro sobre  a sua procura inicial. Esses são alguns destaques que se referem a consultas: 

  • Agendamento online;
  • Presencial ou Telemedicina;
  • Estrutura moderna.

O que você está esperando? Agende sua consulta agora e realize o tratamento do seu prognatismo mandibular para mudar de vida!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Como posso te ajudar
Enviar WhatsApp