Ao voar, você ouve zumbidos ou tem a sensação de surdez parcial e momentânea? É isso o que acontece com muita gente quando a aeronave decola e aterrissa. De fato, a queixa de dor de ouvido no avião é bastante comum e pode atingir qualquer pessoa, independentemente da idade.
O desconforto pode ser ainda maior para quem usa aparelho auditivo, que não deve ser dispensado durante o voo. A pergunta que muitos fazem é sobre qual medida tomar para amenizar ou evitar o problema.
Neste post, entenda qual é a causa da dor de ouvido durante o voo e confira dicas simples para se livrar desse tipo de desconforto!
Por que tenho dor de ouvido no avião?
Em geral, a dor de ouvido no avião ocorre durante a decolagem ou o pouso, momentos em que há uma rápida alteração na pressão do ar. Ainda que as crianças sintam mais os efeitos dessa mudança, os adultos também podem ser afetados com o problema.
Viajar um pouco para conhecer novos lugares, ou até mesmo ir a trabalho para resolver alguma questão específica é algo muito importante e comum para as pessoas, mas o desconforto que muitas das vezes é causado durante o voo torna a viagem que deveria ser no mínimo agradável, mas que no fim acaba se tornando um peso.
A dor de ouvido no avião é conhecida como barotrauma, que é um tipo de lesão causada decorrente da alteração das pressões atmosféricas, ou seja, com a mudança de altitude, algo que ocorre muito no decorrer dos voos.
O incômodo causado pelo barotrauma ocorre devido a membrana timpânica precisar ter a mesma pressão sendo interna e externa. Quando alguém viaja de avião há uma alteração nessas pressões da membrana, que gera um incômodo na audição, dando a sensação que o ouvido fica tampado ou abafado, por exemplo.
O funcionamento inadequado da tuba auditiva — canal que liga a parte posterior do nariz à orelha média — gera desequilíbrio entre a pressão dentro e fora do aparelho auditivo. No momento da decolagem, pode haver excesso de ar na região, ao passo que, na hora da aterrissagem, o volume de ar tende a diminuir. É comum sentir um estalo assim que a pessoa retorna a pressão normal, e o mesmo pode gerar algumas dores momentâneas devido ao ocorrido.
Pessoas que sofrem de doenças como resfriado, gripe, rinite e sinusite são propensas a ter dor de ouvido ao voar. Apesar de as cabines serem pressurizadas, quando as vias estão congestionadas a troca do ar no ouvido pelo da aeronave é impossibilitada. Mas vale lembrar que em qualquer caso onde os sintomas persistam o médico deve ser consultado.
Como evitar a dor de ouvido no avião?
A dor de ouvido no avião pode ser evitada com algumas medidas simples. Confira!
Mastigue algo
Uma dica valiosa é aproveitar os petiscos e lanches que as companhias aéreas oferecem no decorrer da viagem, isso é algo que ajuda muito a controlar a pressão do avião. A movimentação dos músculos do rosto durante a mastigação auxilia no equilíbrio da pressão no ouvido no momento em que há alteração de altitude. Uma dica é mascar chicletes ou mesmo levar algum alimento na bagagem de mão para comer, de acordo com as regras da companhia aérea.
Boceje
O bocejo, ainda que forçado, provoca o movimento dos músculos do rosto e oferece alívio quando acontece a mudança na pressão do ar, seja na decolagem, seja no pouso.
Tampe o nariz
Quando não se tem nada em mãos para comer ou mascar, o jeito é recorrer a algum macete para se livrar da dor de ouvido no avião. Nesse caso, você pode tampar o nariz e tomar sucessivos goles de água. Outra dica é engolir a própria saliva, em vez de ingerir o líquido.
Faça compressa quente
Há quem peça aos comissários água quente e lenços. A compressa, feita por cerca de dez minutos, pode ajudar a amenizar a dor.
Use spray nasal
O spray nasal atua na passagem do ar entre a região do nariz e ouvido, o que vai facilitar o equilíbrio da pressão interna com a da aeronave.
Evite dormir
O sono durante a decolagem ou o pouso pode aumentar a dor de ouvido. Isso acontece porque o corpo leva mais tempo para responder às mudanças quando dormimos. A orientação é evitar o repouso ao menos meia hora antes de o avião levantar voo ou aterrissar.
Não deixe as crianças deitadas
Quando um bebê não se sente confortável dentro de um avião é muito comum ele apresentar os seguintes sinais: Irritabilidade, choro contínuo, febre acima de 38,5°C, dificuldade para mamar, etc. Se sua criança apresentar sintomas do tipo deve ser tomado algumas medidas específicas. Bebês e crianças não devem ficar deitados quando a aeronave muda de altitude. Tal postura pode propiciar a obstrução do ouvido, o que vai gerar mais dor. Além disso, eles correm o risco de engasgar, se ficarem nessa posição.
Preparamos aqui para você algumas dicas de como agir nessa situação que gera dor de ouvido no avião, confira:
- Assim como os truques de mastigar algo para os adultos, é recomendável que a criança se alimente antes da decolagem ou nos períodos dos pousos. Isso irá estimular seu pequeno (a) a desenvolver o músculo do rosto;
- É importante que seu bebê esteja acordado, principalmente 30 minutos antes de decolar e de pousar, isso fará com que ele se adapte a pressão do ar;
- Se possível não deixe seu bebê deitado durante o voo, isso pode causar engasgamentos, além de aumentar a dor causada no ouvido;
Procure o especialista
Se nenhum dos métodos acima auxiliar na redução ou no alívio da dor de ouvido, indicamos uma consulta com o otorrinolaringologista. O profissional poderá recomendar o uso de algum medicamento para combater o problema, se julgar necessário. Para isso, conte com a Otorrino Paulista, a clínica médica especializada em Otorrinolaringologia.
Agora, sim, você sabe o que causa a dor de ouvido no avião e o que pode ser feito para evitá-la. Ao seguir as nossas dicas, as suas viagens certamente serão mais tranquilas e confortáveis, concorda?
E então, o que achou deste post? Já tomou alguma medida para evitar o desconforto durante o voo? Compartilhe o conteúdo nas redes sociais para que os seus amigos também saibam o que fazer para se livrar da dor de ouvido no avião!