Ficar com nariz entupido é uma sensação que todos nós já sentimos em algum momento da vida, não é verdade? Apesar do desconforto característico — que pode variar de acordo com intensidade —, normalmente a congestão nasal não é séria. Ela é comumente associada a reações alérgicas, rinite, gripe e outras inflamações das vias aéreas superiores. Normalmente, o nariz desentope sozinho e não há necessidade de nenhuma intervenção médica mais invasiva.
Entretanto, quanto o desconforto é grande, existem algumas alternativas que podemos fazer para aliviar os sintomas da congestão nasal, que atrapalha a respiração, fala e até mesmo o olfato. Abaixo, falaremos mais sobre essas medidas.
Pronto para saber mais a respeito? Continue sua leitura até o fim!
Grande parte do desconforto que sentimos com o nariz entupido não corresponde somente ao acúmulo excessivo de muco nas vias aéreas superiores. Na realidade, os maiores sintomas ocorrem pela inflamação dos tecidos nasais, que impedem a passagem de ar necessária para uma boa respiração.
Os sintomas tendem a piorar especialmente em ambientes mais secos, que é justamente quando as vias respiratórias superiores não conseguem drenar o muco e funcionar da forma adequada. Um umidificador resolve esse problema, aumentando a umidade do ambiente e auxiliando o sistema respiratório a trabalhar de maneira apropriada para combater a congestão e os desconfortos do quadro inflamatório.
Se você já foi ao médico por conta de um quadro grave de gripe ou de alguma alergia respiratória, certamente já deve ter escutado a tradicional indicação para ingerir mais líquidos, não é verdade? Essa orientação existe por vários motivos, um deles é porque um corpo devidamente hidratado consegue fazer todas suas funções fisiológicas com mais facilidade e eficácia. Outro motivo ainda mais importante é que a alta ingestão de água auxilia na diminuição da consistência do muco nasal.
Isso faz com que seja mais fácil expelir o catarro ao assoar o nariz, o que ajuda a aliviar os sintomas da congestão e a garantir mais facilidade para respirar. Vale ressaltar que o consumo de chás descongestionantes e sucos ricos em vitamina C devem ser encorajados para acelerar ainda mais a sua recuperação.
A lavagem nasal é uma das maneiras mais antigas de fazer a remoção do muco congestionado. Normalmente, ela é feita com uma solução de soro fisiológico caseiro e com um bule ou equipamento apropriado. A receita é simples: basta adicionar uma sopa de café rasa de sal em 200ml de água, que deve estar em temperatura ambiente. Faça a dissolução e, em seguida, com o bule, introduza a solução na narina entupida com a cabeça levemente inclinada para o lado do equipamento.
A água deve entrar por uma narina e sair por outra. No caso de dúvidas, procure por aparelhos apropriados que ajudem a facilitar a lavagem. Lembrando de que a água deve escorrer entre as narinas por conta própria, somente com a força da gravidade. Normalmente, após a primeira lavagem é possível sentir uma enorme melhora, que pode perdurar por algumas horas. Em alguns casos, pode ser necessário repetir o procedimento.
Todas essas dicas podem ser feitas em casa. Elas apresentam baixíssimo risco e quase sempre são eficazes para solucionar a congestão nasal. Entretanto, no caso da persistência dos sintomas ou ao notar secreção amarelada (ou com vestígios de sangue), é recomendada a consulta médica para diagnóstico e tratamento do problema.
Gostou deste post? Marque uma consulta com nossa equipe — a Otorrino Paulista pode ajudar você a ter sua saúde de volta!
Seja na estação fria do inverno ou nos dias quentes do verão, a faringite é…
A utilização adequada da máscara cirúrgica desempenha um papel fundamental na prevenção da disseminação de…
O nariz ardendo é um incômodo que muitos de nós já experimentamos em algum momento…
Explorando a arte da cirurgia plástica, a otoplastia emerge como uma intervenção especializada destinada a…
A faringite estreptocócica é uma condição que frequentemente se esconde por trás dos incômodos sintomas…
Você está considerando uma cirurgia de amígdalas para aliviar problemas recorrentes de garganta? Saber mais…