Otoscopia: para que serve e qual sua importância

Acredito que não seja de conhecimento da maioria que dentro da área de otorrinolaringologia, há um exame denominado por “otoscopia“, mas para quê ele serve e qual as motivações que te levam a realizá-lo? Fique atento abaixo para saber tudo sobre o assunto, desde o que é tal procedimento, até diferenciar a otoscopia normal e a otoscopia otite.

O que é otoscopia?

A otoscopia funciona como uma etapa fundamental do exame físico ontológico, o qual integra a ligação (semiologia) entre a cabeça e o pescoço. Ela consiste, então, na colocação de um instrumento chamado de otoscópio no meato acústico, com o objetivo de facilitar a visualização das estruturas internas. A utilização da técnica vai garantir  a inspeção do meato acústico e do tímpano, constituindo uma importante ferramenta para o auxílio do diagnóstico de doenças no ouvido, como por exemplo a otite média aguda e a perfuração timpânica.

Sendo assim, sabe-se que a otoscopia é um exame feito por médicos otorrinolaringologistas e serve para avaliar todas as estruturas do ouvido. Esse exame pode ser realizado em adultos e crianças através de um aparelho citado acima (otoscópio), que possui um lente de aumento e uma luz acoplada, a qual ajuda na visualização de toda a cavidade do ouvido. Depois do exame, o médico responsável vai conseguir identificar alguns problemas através da observação de secreções, obstrução e inchaço do canal do ouvido.

Para que serve?

O exame realizado pelo otorrinolaringologista, clínico geral ou pediatra, serve para visualizar alterações na forma, cor, mobilidade, integridade e até vascularização das estruturas do ouvido (canal auditivo, membrana timpânica, etc.), já que tal aparelho possui uma luz acoplada que é capaz de aumentar a imagem em até duas vezes, como vimos acima.

Essas alterações, que são procuradas pelo especialista, podem provocar sintomas como: coceira, vermelhidão, dificuldade para escutar, bastante dor de ouvido e secreções. Isso pode ser o começo de uma série de problemas auditivos, como as malformações, presença de cistos e infecções e pode indicar, até mesmo, uma perfuração do tímpano. Por causa disso, todos os sinais vistos no exame devem ser levados a sério e o tratamento precisa ser seguido, ademais todo esse processo tem que ser avaliado pelo médico para verificar se há alguma necessidade de realizar um procedimento cirúrgico.

No entanto, para realmente confirmar o diagnóstico de alguma doença do ouvido, o médico também irá solicitar diversos outros exames complementares à otoscopia, podendo ser a pneumo-otoscopia, que consiste na junção de uma borracha pequena no otoscópio para checar a mobilidade do tímpano, e a audiometria, isto é, procedimento que vai avaliar a mobilidade e as variações de pressão do tímpano e também do canal auditivo.

Como funciona o exame?

Quando o paciente vai fazer esse exame específico  nenhum tipo de preparo precisa ser feito, no caso dos adultos. Caso seja uma criança, é necessário mantê-la abraçada com a mãe o tempo inteiro. Mas por qual motivo isso acontece? Essa posição é recomendada para que seja possível segurar os braços da criança com uma mão e a outra apoiar a sua cabeça, resultando, assim, no relaxamento da criança. Além disso, tal posição evita que a criança fique se mexendo e machuque o ouvido no momento do exame.

O especialista começará todo processo no ouvido sem sintomas e depois se encaminhará para o outro, uma vez que em casos de infecção não haverá contaminação dos dois ouvidos.

A otoscopia também é utilizada em casos de objetos estranhos dentro da cavidade auditiva, mas nessas situações o vídeo é bastante útil, já que permite a visualização das estruturas do ouvido de maneira bem ampliada através de um monitor.

Observe, abaixo, o passo a passo do exame:

Antes do exame

Antes do exame propriamente dito, o paciente deve ficar sentado, pois é dessa maneira que, na maioria das vezes, é realizado. Para começar, o médico avalia a estrutura da orelha externa e observa se a pessoa sente dor ao apertar em um local específico. O especialista analisa ainda se há lesões ou feridas na região. Caso o médico identifique a presença de muita cera no ouvido, ele fará uma limpeza, uma vez que o excesso de resíduo atrapalha a visualização da parte interna do ouvido.

Durante o exame

Logo em seguida, o profissional irá puxar a orelha para cima e se for criança, para baixo, com o objetivo de introduzir a ponta do otoscópio dentro do orifício da orelha. Será feita uma análise das estruturas do ouvido do paciente, olhando as imagens no otoscópio.No caso da presença de secreções ou líquidos, o médico provavelmente irá fazer uma coleta e enviá-la ao laboratório.

Final do exame

Ao final do exame, é retirado o otoscópio e realizada uma limpeza do espéculo, ou seja, na ponta do otoscópio que é introduzido dentro do ouvido.

Qual a importância da otoscopia?

Como já foi discutido aqui nesse post, a otoscopia por consistir em um exame visual direto do canal auditivo externo e do tímpano efetuado com o auxílio de instrumentos específicos, tornou-se extremamente importante para a saúde dos indivíduos. Isso porque trata-se de um procedimento muito comum que, em suas formas mais simples, é incluído em qualquer outro exame clínico geral ou de controle.

A otoscopia é utilizada no diagnóstico de patologias do canal auditivo externo (desde inflamações, infecções, corpos estranhos, até tampões de cerúmen). Entretanto, o exame também permite que seja feito o estudo do  funcionamento da “trompa de Eustáquio”. Esse último é responsável por fazer a comunicação do ouvido médio juntamente com a fossa nasal correspondente.

Ficou interessado sobre otoscopia e quer saber como se cuidar? A Otorrino Paulista pode te ajudar. A clínica é especialista na área de otorrinolaringologista e vai conseguir tirar todas as dúvidas sobre os cuidados com o ouvido e exame. Apenas não se esqueça, antes de qualquer coisa é preciso consultar um especialista. Logo, ao presenciar qualquer desconforto, corra para a melhor clínica especializada e receba o tratamento adequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *