Rinologia

Piercing no nariz: saiba a diferença entre granuloma e queloide

Depois de colocar o piercing no nariz, muitas pessoas podem enfrentar irritação e problemas no processo de cicatrização da pele, como queloide e granuloma. Se não tratar corretamente com um otorrinolaringologista, problemas mais sérios podem surgir. Por isso, entenda, qual é a diferença entre cada uma!

Para evitar o granuloma e a queloide, a higienização e os cuidados corretos são muito importantes para que o processo de cicatrização não dê nada errado.

O piercing no nariz pode levar à formação de duas condições comuns: granuloma e queloide. Embora possam parecer semelhantes, são duas condições distintas.

O granuloma é uma massa inflamatória que se forma como resposta do sistema imunológico a um agente invasor, como uma infecção ou corpo estranho. Quando um piercing é colocado no nariz, a inflamação crônica pode levar à formação de um granuloma na área do piercing. O tratamento geralmente envolve a remoção do piercing e o uso de medicamentos.

O queloide, por outro lado, é uma cicatriz hipertrófica que se forma como uma resposta excessiva do corpo à cicatrização de uma lesão. Quando o piercing no nariz é colocado, a pele e a cartilagem são perfuradas, o que pode levar à formação de um queloide. Os sintomas incluem um nódulo elevado e espesso.

Por conta disso, iremos apresentar tudo relacionado sobre cada um dessas inflamações causadas por conta do piercing no nariz.

O que é Granuloma?

O granuloma são aquelas pequenas bolinhas, geralmente, vermelhas que aparecem em volta do piercing no nariz. Muitas vezes elas surgem acompanhadas de vermelhidão local e descamação da pele. Isso ocorre, porque o processo de cicatrização por algum motivo não funcionou da forma certa.

Por isso, um otorrinolaringologista precisa ser procurado para que a causa seja identificada e o tratamento do granuloma comece. O ideal é procurar um médico assim que a bolinha aparecer em torno do seu piercing no nariz para evitar que a situação se agrave. Uma vez que houver a contaminação, o granuloma pode virar um abscesso ou uma infecção séria.

Entre as causas mais comuns do granuloma está a falta ou o excesso de limpeza na região ou mexer constantemente no piercing no nariz, irritando o local que ainda está cicatrizando. Levar as mãos contaminadas e sujas ao piercing no nariz para girar a joia também pode provocar granuloma.

Contudo, mesmo que a higienização seja feita corretamente e você não mexa no seu piercing no nariz, ainda é possível ter granuloma,  porque há chances do material da joia causar alguma irritação.

Resumindo, é uma reação inflamatória do organismo que resulta na formação de uma pequena massa de tecido inflamatório. Eles são compostos por células inflamatórias, como macrófagos, linfócitos e células gigantes multinucleadas, e podem ser encontrados em diversos órgãos do corpo.

Os granulomas são formados como uma resposta do sistema imunológico a agentes invasores, como bactérias, vírus, fungos, parasitas ou corpos estranhos, é uma tentativa do organismo de se livrar do agente invasor e proteger o tecido afetado. Eles podem ser assintomáticos e descobertos incidentalmente em exames de imagem. E o piercing no nariz pode causar essa reação inflamatória devido à irritação crônica. 

Os sintomas de um granuloma no nariz por causa do piercing podem incluir dor, inchaço, vermelhidão, sangramento e secreção nasal. O tratamento envolve a remoção do piercing e o uso de medicamentos anti-inflamatórios e corticoides para reduzir a inflamação e promover a cicatrização. Em casos graves, pode ser necessário remover o granuloma cirurgicamente.

O que é Queloide?

A queloide também é uma falha no processo de cicatrização, que pode ocorrer depois da perfuração para colocar o piercing no nariz. As células de restauração do tecido continuam produzindo mais do que é preciso para restaurar a área, gerando uma protuberância incômoda e nem um pouco bonita no local.

No entanto, esse crescimento anormal de tecido cicatricial que se forma no local de um traumatismo da pele, nesse caso o piercing no nariz, é inofensivo. Em alguns casos pode ser necessário um procedimento cirúrgico para retirar a queloide, mas por uma questão do paciente se sentir incomodado com ela.

Por isso, consulte um otorrinolaringologista quando a protuberância for percebida. Assim, é possível junto com ele encontrar caminhos para diminuir as cicatrizes levantadas e impedir que elas cresçam mais ainda.

Algumas pessoas são mais propensas a formar queloide e, por esse motivo, devem evitar colocar piercing no nariz ou pelo menos ter cuidado redobrado para que o processo de cicatrização ocorra da maneira certa.

Quando um piercing no nariz é colocado, a pele e a cartilagem são perfuradas, o que pode levar à formação de queloides. As pessoas que têm maior probabilidade de desenvolver queloide são aquelas com histórico familiar da condição, com pele mais escura e com tendência a cicatrizes hipertróficas.

Os sintomas de um queloide no nariz causado por piercing incluem um nódulo elevado e espesso na área do piercing, vermelhidão, coceira, dor e sensibilidade. O tratamento pode incluir a remoção do piercing, injeções de corticoides para reduzir a inflamação e a espessura do tecido cicatricial, terapia a laser, crioterapia e, em casos graves, cirurgia para remover o queloide. 

É importante ressaltar que a prevenção é a melhor maneira de evitar a formação de queloide, isso inclui cuidados adequados com o piercing e acompanhamento regular com um profissional de saúde.

Quais as principais diferenças entre queloide e granuloma?

Uma das principais diferenças entre granuloma e queloide está na aparência de cada uma. A primeira são nódulos doloridos e inflamados de textura esponjosa, que podem até sangrar. Enquanto o segundo é indolor, porém é maior, mais disforme e escuro.

A formação de queloide não é tão comum em perfuração para colocar piercings, mas isso não quer dizer que ela não possa ocorrer. Os ambos problemas podem ser prevenidos da mesma forma: com uma rotina de tratamento adequada!

Não esqueça, depois de colocar um piercing no nariz, de tomar os devidos cuidados e realizar a higienização correta do local. Assim, é possível prevenir a formação de queloide e granuloma, garantindo que o processo de cicatrização funcione bem.

Os sintomas de queloide podem incluir coceira, dor, sensibilidade e vermelhidão, enquanto os sintomas de granuloma dependem da sua localização e causa subjacente, podendo incluir dor, inflamação, infecção, febre e disfunção do órgão afetado.

O tratamento do queloide pode incluir o uso de medicamentos corticoides, terapia a laser, crioterapia e cirurgia para remoção do tecido cicatricial, enquanto o granuloma depende da causa, podendo incluir o uso de medicamentos antibióticos, anti-inflamatórios ou imunossupressores, além da remoção do agente invasor ou do tecido afetado.

Por isso, é importante que você saiba a diferença entre granuloma e queloide, para quando você procurar o médico responsável saber diferenciar.

Marque uma consulta no Otorrino Paulista!

Se após a perfuração para colocar um piercing no nariz você perceber problemas no processo de cicatrização, característicos de problemas como a queloide ou o granuloma, faça uma consulta ao Otorrino Paulista o mais rápido que puder!

Dessa forma, indo até um otorrinolaringologista, é possível evitar que esse se torne um problema mais grave ou algo que te incomode cada vez mais do ponto de vista estético. Entre em contato pelo site ou envie uma mensagem para o número de Whatsapp (11) 99142-2342 e agende sua consulta!

OTORRINOPAULISTA

Recent Posts

Faringite: Tipos, Sintomas e Estratégias de Tratamento

Seja na estação fria do inverno ou nos dias quentes do verão, a faringite é…

8 meses ago

Máscara Cirúrgica: Uso Correto e Eficácia na Proteção Respiratória

A utilização adequada da máscara cirúrgica desempenha um papel fundamental na prevenção da disseminação de…

8 meses ago

Nariz Ardendo: Possíveis Causas e Tratamentos Adequados

O nariz ardendo é um incômodo que muitos de nós já experimentamos em algum momento…

8 meses ago

Otoplastia: Conhecendo a Cirurgia de Orelhas

Explorando a arte da cirurgia plástica, a otoplastia emerge como uma intervenção especializada destinada a…

8 meses ago

Faringite Estreptocócica: O que é, Sintomas e Tratamentos Específicos

A faringite estreptocócica é uma condição que frequentemente se esconde por trás dos incômodos sintomas…

8 meses ago

Cirurgia de amígdalas: Entenda quanto custa esse procedimento

Você está considerando uma cirurgia de amígdalas para aliviar problemas recorrentes de garganta? Saber mais…

8 meses ago