O que é rinite vasomotora? Há tratamento? Confira e aprenda o que pode causar.
A rinite vasomotora é uma condição crônica, que se não for cuidada e acompanhada por um especialista pode resultar em uma vida com baixa qualidade.
Há registros de que no ano de 1859 Charles Harrison Blackley (descobridor da rinite alérgica), aplicou polens em sua própria mucosa nasal desencadeando assim sintomas da rinite.
Segundo os estudos médicos cerca de 25% da população brasileira e 40% da população mundial sofre de rinite alérgica o que está ligado diretamente com nosso estilo de vida e o ar seco.
Ainda há estudos que defendem que a rinite começa na infância, e na atualidade já atinge 26% das crianças, já em adolescentes esse número cresce para 30% de acordo com ISSAAC (International Study Of Asthma And Allergies), o que significa que se tratada ainda na infância os sintomas se tornaram mais leves na fase adulta.
Diferentemente da rinite vasomotora, a rinite alérgica pode se manifestar em épocas específicas do ano como inverno por verão intenso, por exemplo, ou os meses mais frios do ano como maio e agosto.
Mas, você sabia que há diversas vertentes da rinite? Dentre elas está a rinite vasomotora, que é uma condição crônica não alérgica, que ocasiona em rinorreia aquosa e espirros.
A rinite vasomotora também é conhecida pelo nome genérico “rinite não alérgica”, ela é uma inflamação das membranas presentes no interior das nossas narinas causando coceira e espirros frequentes.
Segundo estudos ela pode se desenvolver em qualquer época climática do ano e por isso motivo é tratada como uma rinite não alérgica.
Os sintomas causados pela rinite vasomotora variam entre, nariz entupido, coriza constante, sensação de catarro na garganta, coceira no nariz e vermelhidão nos olhos. Esse processo pode durar dias ou até mesmo semanas o tornando mais difícil de ser percebido e diagnosticado.
A rinite vasomotora aparece quando os vasos sanguíneos do nosso nariz ficam excessivos, ele acaba inchando e causando vermelhidão, mesmo não sabendo exatamente os reais motivos para a rinite vasomotora se desenvolver existem algumas coisas que podem causá-las, sendo elas:
É certo que como fonte de alívio para qualquer tipo de rinite a lavagem das narinas é indispensável, mas também há tratamentos médicos para combater ou diminuir os sintomas da rinite vasomotora não alérgica.
Um desses tipos de tratamento faz parte da nossa primeira dica de lavagem para combater a rinite vasomotora, porém com soluções salinas que podem ser fabricadas em casa ou até mesmo compradas em farmácias como Maresis, por exemplo.
Outro tipo de tratamento para a rinite vasomotora é o utilizando descongestionantes nasais, que podem ser encontrados em gotas, sprays ou até mesmo em comprimidos. Eles atuam de forma com que os vasos sanguíneos diminuem, assim como a mucosa nasal.
Por último, mas não menos importante, existem os tratamentos à base de corticoides tópicos encontrados em spray e que costumam ter uma eficácia maior que os tratamentos anteriores. O beclometasona (Beclosol Clenil), budesonida (Budecort, Busonid), propionato ou furoato de fluticasona (Flixonase) ou furoato de mometasona (Nasonex) são alguns medicamentos que podem ser utilizados.
Já os nossos hábitos do dia a dia podem melhorar ou piorar nossa condição de saúde quando o assunto é rinite, manter lençóis e roupa de cama limpos é uma das coisas que podem nos ajudar a diminuir os sintomas da rinite assim como também evitar travesseiros de penas e painas.
Evitar tapetes, ursos de pelúcia, almofadas e cortinas também pode ajudar visto que esses objetos presentes em nossa casa podem ser altamente acumuladores de pó e ácaros.
Em casos extremamente graves diagnosticados como rinite vasomotora a cirurgia pode ser indicada, quando os sintomas causam o famoso “desvio de septo, hipertrofia dos cornetos ou presença de pólipos nasais” dificultando a respiração do paciente.
A cirurgia é indicada porque pacientes que possuem esses tipos de sintomas dificilmente serão ajudados à base de medicações e tratamentos sem intervenção cirúrgica.
O procedimento é feito através da endoscopia nasal, evitando cortes e cicatrizes externas e os tipos de anestésicos usados podem ser a geral ou a local.
O médico responsável pela área nasal é o médico otorrinolaringologista e é ele que irá diagnosticar decidindo a melhor forma de tratamento para a rinite vasomotora.
Esse profissional é extremamente importante para o diagnóstico dando opções para melhor qualidade de vida para quem sofre de rinite vasomotora.
E já que estamos falando em qualidade de vida e cuidado com nossa saúde, a Otorrino Paulista é perfeita pra você! Ela é uma das melhores clínicas médicas atualmente situadas na Avenida Paulista em São Paulo. A Otorrino Paulista é altamente especializada em Otorrinolaringologia, com os cirurgiões extremamente capacitados da área como os doutores André Pinheiro e Fabiano Haddad, ela está pronta para atender você.
Na Otorrino Paulista eles realizam alguns exames como:
Um procedimento que examina por dentro do nariz, identificando doenças possíveis no local, nos seios da face e na garganta.
Em caso de hemorragias em toda a estrutura do nariz, como septo e mucosas.
Comumente feitas em abscessos localizados na garganta, no nariz ou nas orelhas.
Além da otorrinolaringologia, a clínica também trabalha com as especialidades nas áreas de bucomaxilofacial, endocrinologia e cardiologia.
Gostou da Otorrino Paulista? Marque sua consulta pelo telefone (11) 2157.0067 ou saiba mais sobre rinite vasomotora acessando: www.otorrinopaulista.com.br. No site, você poderá agendar uma consulta sem perda de tempo e sem burocracia.
Seja na estação fria do inverno ou nos dias quentes do verão, a faringite é…
A utilização adequada da máscara cirúrgica desempenha um papel fundamental na prevenção da disseminação de…
O nariz ardendo é um incômodo que muitos de nós já experimentamos em algum momento…
Explorando a arte da cirurgia plástica, a otoplastia emerge como uma intervenção especializada destinada a…
A faringite estreptocócica é uma condição que frequentemente se esconde por trás dos incômodos sintomas…
Você está considerando uma cirurgia de amígdalas para aliviar problemas recorrentes de garganta? Saber mais…