O resfriado é uma infecção viral comum que atinge as vias aéreas superiores, sobretudo o nariz e a garganta. Os sintomas, em geral, são mais leves do que os da gripe e a maioria dos pacientes consegue recuperar-se por conta própria sem precisar ir ao médico. No entanto, se você costuma ficar resfriado com frequência, pode ser um sinal de que há algo de errado com o seu corpo.
Um possível motivo para estar sempre resfriado é a imunidade baixa. Os vírus que causam o resfriado são transmitidos pelo ar, por meio do contato com superfícies contaminadas ou pela proximidade com pessoas infectadas. Quando as defesas do nosso organismo estão baixas, ficamos mais suscetíveis a contrair infecções e, consequentemente, um resfriado.
A baixa na imunidade pode ser causada por uma alimentação pobre em vitaminas e nutrientes, algumas doenças como câncer e HIV, estresse, ansiedade ou uma má qualidade de sono. Variações hormonais típicas do ciclo menstrual, o consumo excessivo de álcool o uso de medicamentos corticoides e imunossupressores, além dos fatores genéticos, podem ser as causas por trás desse problema de saúde.
Para melhorar a imunidade é preciso evitar o estresse, pegar sol em quantidades moderadas e ter uma rotina saudável de exercícios físicos e boa alimentação, além de manter-se hidratado e realizar visitas regulares ao médico para identificar possíveis doenças e complicações no organismo. Outro ponto fundamental é evitar o tabagismo e o uso excessivo de álcool.
Para evitar ser contaminado pelos vírus causadores do resfriado, é preciso manter bons hábitos de higiene como lavar sempre as mãos, cobrir a boca quando tossir ou espirrar e evitar aglomerações. Se você costuma ficar resfriado com frequência, uma possível causa pode ser a falta de cuidados de higiene, o que significa uma maior exposição aos vírus do que deveria. Apesar do resfriado, em geral, não apresentar sintomas graves, não deixa de ser uma infecção no organismo e uma possível ponte para maiores complicações de saúde.
Caso você continue com problemas para identificar o motivo que o faz ficar gripado ou resfriado, é aconselhável procurar um especialista em rinologia, área da otorrinolaringologia que lida com complicações nas vias aéreas superiores. Para opinião profissional, agende uma consulta na Otorrino Paulista por whatsapp ou telefone.
Seja na estação fria do inverno ou nos dias quentes do verão, a faringite é…
A utilização adequada da máscara cirúrgica desempenha um papel fundamental na prevenção da disseminação de…
O nariz ardendo é um incômodo que muitos de nós já experimentamos em algum momento…
Explorando a arte da cirurgia plástica, a otoplastia emerge como uma intervenção especializada destinada a…
A faringite estreptocócica é uma condição que frequentemente se esconde por trás dos incômodos sintomas…
Você está considerando uma cirurgia de amígdalas para aliviar problemas recorrentes de garganta? Saber mais…