A alergia é um problema bastante recorrente e comum entre as mais diferentes pessoas, entretanto, muitas vezes é difícil descobrir realmente qual é a causa da alergia para que o indivíduo saiba exatamente do que precisa se afastar para melhorar seu problema. Nesse sentido, o teste prick surge como uma alternativa para que a causa dessa alergia seja identificada.
O teste prick é um teste que pode ser feito para identificar as alergias de pessoas de todas as idades, entretanto, é bom sempre fazer em crianças maiores de 6 meses, pois nessa idade o sistema imunológico está melhor desenvolvido e assim a identificação é mais precisa.
A alergia é de fato um processo bastante desconfortável que faz com que os afetados por ela apresentem bastante coceira quando é na pele, dor de cabeça ou problemas nasais quando é alergia respiratória, e essas pessoas podem até parar no hospital por não conseguirem respirar em casos de alergia de alimentos, por isso, o teste prick pode assustar em um primeiro momento, mas esse é um teste rápido e indolor e que pode ajudar bastante. Continue a leitura para aprender mais sobre!
Devido ao seu nome consideravelmente singular, muitas pessoas não fazem ideia do que é teste prick. Apesar do nome, o teste prick é um processo bem simples de diagnóstico de alergias alimentares e respiratórias.
Para que ele seja feito, é necessário apenas um bom profissional, amostras de substâncias propensas a causar qualquer alergia em uma pessoa e um remédio caso a reação alérgica seja muito forte e coloque em risco a saúde e a vida do paciente que está fazendo o teste prick.
Além disso, apesar de ser um teste indolor, ele pode causar alguns incômodos nos pacientes, como coceiras, nesse caso é importante que o paciente se segure, não coce de forma alguma e aguente seu tempo de 15 a 20 minutos.
Agora se a sua dúvida é para que serve teste prick, saiba que o teste prick serve para apontar quais são as substâncias que estão causando alergias alimentares e ou respiratórias em determinado paciente. Esse teste serve, portanto, para que a pessoa saiba exatamente o que está lhe fazendo mal e, assim, possa evitar essas substâncias e também possa começar tratamentos pensando especialmente em sua alergia.
Mesmo existindo outros testes que possuem a mesma serventia e ou serventia parecida, o teste prick é o mais comum e que possibilita o teste de uma variedade grande de substâncias de uma vez só.
O processo para a realização do teste prick inicia-se uma semana antes. O paciente que irá fazer o teste deve permanecer durante esses sete dias sem contato com nenhum tipo de antialérgico, caso contrário, os resultados podem vir imprecisos graças à ação do remédio em questão no organismo do indivíduo.
Sem o uso de nenhum tipo de antialérgico nos sete dias anteriores ao teste prick, é permitida sua execução.
No dia marcado, em primeiro lugar há uma higienização total do local do teste (que é geralmente na região do antebraço do paciente).
Isso é feito para que nenhuma sujeira anterior ao teste acabe também atrapalhando no resultado. Esse passo é feito com álcool 70, o ideal para esse tipo de limpeza, pois ele é forte o suficiente para limpar, mas não evapora antes de fazer o efeito.
Feita a higienização, inicia-se a segunda etapa do teste prick: a aplicação das substâncias. Com uma distância de 2 centímetros entre elas (para que, novamente, não haja interferência no resultado graças à mistura de dois itens), o médico irá aplicar substâncias que podem causar alguma alergia ao paciente.
Através de uma gotinha de cada substância no antebraço do paciente, o médico irá fazer um pequeno furo de agulha para que o item entre em contato com o organismo do testado e não fique apenas superficialmente na pele. É muito importante que esse furo seja feito com agulhas diferentes para que não haja contaminação e nem mistura de substâncias.
E, para finalizar o teste prick, o paciente deve esperar um tempo de 15 a 20 minutos para que as alergias possam surgir. Nesse momento pode ser que surja uma coceira nas substâncias causadoras de alergia, mas é muito importante que o paciente se segure e não coce para não estragar os resultados do teste.
Os resultados do teste prick são analisados a partir do resultado da pele após a espera de 15 a 20 minutos com as substâncias no antebraço. Quando esses itens são limpados, pode ser que alguns lugares estejam vermelhos, inchados ou elevados e se o distúrbio apresentar diâmetro igual ou superior a 3 mm quer dizer que há alergia à substância que estava no lugar em questão.
O teste prick pode verificar a ocorrência de alergias tanto alimentares quanto respiratórias. Os alimentares geralmente são feitos a partir de leite, ovo, milho, amendoim, trigo, glúten, camarão, peixe e carnes em geral.
O teste prick de verificação de alergias respiratórias é feito majoritariamente com o uso de ácaros, poeiras em geral, pólen, picadas de inseto, látex, fungos, epitélios, penas e baratas.
A fim de que não haja nenhuma interferência nos resultados do teste prick é necessário tomar alguns cuidados.
Além dos cuidados já mencionados (como a suspensão do uso de antialérgicos, os 2 cm de distância entre as substâncias e os furos com agulhas diferentes), é importante observar se o paciente está tomando algum antidepressivo ou betabloqueadores ou se ele já está com alguma lesão na pele, como uma dermatite, esses fatores também podem alterar o resultado do teste prick.
Além disso, é necessário que esse teste seja feito com um bom profissional que tenha formas de solucionar qualquer tipo de emergência que possa acontecer devido a uma crise alérgica de emergência.
Caso o seu teste prick verifique a ocorrência de uma alergia respiratória, não deixe de procurar um médico otorrinolaringologista, só ele poderá apontar a melhor forma de tratamento do problema. A Otorrino Paulista tem os melhores profissionais da área, sendo a melhor clínica especializada em otorrinolaringologia de São Paulo.
Seja na estação fria do inverno ou nos dias quentes do verão, a faringite é…
A utilização adequada da máscara cirúrgica desempenha um papel fundamental na prevenção da disseminação de…
O nariz ardendo é um incômodo que muitos de nós já experimentamos em algum momento…
Explorando a arte da cirurgia plástica, a otoplastia emerge como uma intervenção especializada destinada a…
A faringite estreptocócica é uma condição que frequentemente se esconde por trás dos incômodos sintomas…
Você está considerando uma cirurgia de amígdalas para aliviar problemas recorrentes de garganta? Saber mais…