Muitas pessoas não têm ideia de como devem fazer a limpeza de ouvido corretamente, por isso, iremos apresentar a você tudo sobre esse tema.
Nesse artigo, você irá aprender a fazer a limpeza de ouvido da maneira mais correta e segura.
Antes de mais nada, é preciso dizer que a cera, também conhecida como cerume, não é uma sujeira e não tem relação com falta de higiene. Pelo contrário, sua presença é benéfica à saúde do ouvido. Por formar uma barreira física e ser impermeável, ela juntamente com os pelos, tem a função de evitar a entrada de excesso de água, de poeira ou de outros agentes externos que possam causar danos à saúde do ouvido, preservando, assim, a audição.
Além disso, ela deixa a pele do conduto auditivo lubrificada, ajudando a evitar alergias e coceiras, e combate microrganismos presentes no ouvido, graças ao seu PH ácido.
Pelo fato do ouvido ser considerado “autolimpante”, não é necessário limpá-lo com frequência. Pode parecer desagradável, mas é algo completamente normal encontrar um fragmento de cera saindo do ouvido. Quando isso acontece, significa que ela já foi utilizada e está sendo expelida pelo organismo. Esse processo,lento mas extremamente eficaz, acontece devido a impulsos ocasionados pela mastigação e pelos movimentos da cabeça, que faz com que a cera, que nada mais é do que a junção de sebo com queratina produzida pelo corpo, se movimente naturalmente para o ouvido externo.
A cera no ouvido é uma substância natural produzida pelas glândulas dentro do canal auditivo para proteger o ouvido de poeira, impurezas e bactérias. É importante ter uma pequena quantidade de cera no ouvido, pois ela ajuda a manter o ouvido limpo e saudável. No entanto, um excesso de cera pode causar problemas, como perda de audição, dor ou infecção no ouvido.
A limpeza do ouvido deve ser realizada com cuidado e nunca deve envolver o uso de objetos pontiagudos, como cotonetes ou alfinetes, que podem empurrar a cera mais para dentro do ouvido e causar danos ao canal auditivo.
Se você tiver um excesso de cera no ouvido, é recomendado que você consulte um médico ou um otorrinolaringologista para avaliar a situação.
Vamos lá: como fazer limpeza no ouvido? Apenas a cera que aparece na superfície deve ser removida. Para isso, basta friccionar levemente uma toalha macia, papel higiênico ou cotonete, após o banho, na parte de fora das orelhas. Os cotonetes não devem ser passados dentro do canal auditivo, pois removem a sua proteção natural, deixando-o mais suscetível a contaminações por agentes patogênicos. Objetos pontiagudos também jamais devem ser colocados no ouvido, uma vez que carregam impurezas. Por isso, não use cotonetes ou objetos pontiagudos para limpar os ouvidos, pois isso pode empurrar a cera para o fundo do canal auditivo ou causar danos ao tímpano.
Ademais, eles podem empurrar a cera para o interior, conferindo sensação de ouvido tapado e dificuldade para ouvir. Além disso, há sempre a possibilidade de ferir os ouvidos e até causar perfuração da membrana do tímpano, caso sejam inseridos de maneira errada ou com excesso de força. Caso isso ocorra, você deve procurar ajuda médica para uma avaliação.
Se você sentir que há um acúmulo excessivo de cera dentro do canal auditivo, ou se tiver dor ou desconforto, é importante consultar o médico. Ele pode realizar uma limpeza profissional ou recomendar gotas auriculares para amolecer a cera.
Se a pessoa estiver com muita cera acumulada, uma forma simples de limpeza no ouvido consiste em pingar 2 gotas de óleo mineral ou de amêndoa e virar a cabeça lateralmente, a fim de que o óleo escorra por completo e não haja infecção.
Existem também remédios que ajudam a amolecer a cera e que podem ser comprados sem receita médica. O mais conhecido é o Cerumin. Mas vale ressaltar que eles não podem ser usados em caso de infecção de ouvido, por isso, é importante passar pela avaliação do médico antes de pingar no ouvido.
Você deve procurar um médico otorrinolaringologista em casos de dor de ouvido, sensação de entupimento e/ou de perda auditiva. Ele saberá avaliar as causas da produção excessiva de cerume e a necessidade ou não de remover a cera do local. O procedimento pode ser realizado no próprio consultório, sendo, normalmente, indolor. No entanto, algumas pessoas podem sentir um desconforto local.
O médico, na Otorrino Paulista, pode utilizar três técnicas para fazer a limpeza de ouvido:
A aspiração da cera no ouvido é uma técnica utilizada por alguns profissionais otorrinos para remover a cera de ouvido excessiva ou impactada. Essa técnica é realizada com um dispositivo de sucção de baixa pressão, que remove suavemente a cera do ouvido.
O médico insere parte de um bulbo no ouvido para remover os resíduos por meio de sucção. Antes de realizar esse procedimento, o otorrino geralmente examina o ouvido com um otoscópio para determinar o nível de acúmulo de cera e se a aspiração é a técnica mais adequada para fazer a remoção. Em seguida, o otorrino insere uma sonda de sucção e remove cuidadosamente a cera.
A curetagem é uma técnica que pode ser utilizada por um otorrino para remover a cera de ouvido excessiva ou impactada. Essa técnica é realizada com o uso de uma cureta, uma ferramenta fina e curvada, que permite ao médico remover a cera de forma precisa.
Antes de realizar a curetagem, o otorrino geralmente examina o ouvido com um otoscópio para determinar o nível de acúmulo de cera e se a curetagem é a técnica mais adequada para essa remoção. Em seguida, o otorrino utiliza instrumentos como curetas e ganchos para fazer a remoção de cerume mecanicamente.
A lavagem de ouvido propriamente dita costuma ser feita com uma seringa especial que lança um jato de soro fisiológico morno no canal. Nesse momento, você terá a curiosa sensação de que o interior de sua cabeça está completamente inundado!
Mas, fique sossegado, é apenas uma falsa sensação. Isso porque a seringa injeta o líquido diretamente no canal auditivo. Então, temos a impressão de que a situação está fora de controle. Mas o médico sabe o que está fazendo. Confie. O bacana é que quando o procedimento termina acabamos rindo da situação e percebendo que tudo não passou do medo do desconhecido.
A lavagem de ouvido, realizada em um local apto, é fundamental para a higiene de nosso ouvido. É simples, fácil e indolor.
É importante lembrar que a lavagem auricular deve ser realizada somente por um profissional qualificado, pois a lavagem inadequada pode causar danos ao canal auditivo ou ao tímpano. Geralmente, é uma técnica segura e eficaz, mas pode causar desconforto ou ligeira dor durante o procedimento.
Como visto anteriormente, a lavagem do ouvido não deve ser feita em casa, já que é necessário ter orientação de um profissional para evitar complicações. No entanto, o médico pode ensinar uma técnica caseira semelhante a utilizada em seu consultório, que se chama: irrigação com bulbo, para pessoas com excesso de cera recorrente.
Para esta técnica, é comum a utilização de soro fisiológico, mas, na falta de um, pode-se utilizar água. Também é necessário a aquisição de uma seringa de bulbo esterilizada. Segue abaixo o passo-a-passo:
1. Virar o ouvido para e puxar a orelha pela parte superior, abrindo ligeiramente o canal auditivo;
2. Colocar a ponta da seringa na entrada do ouvido, de modo a evitar que a ponta seja empurrar para dentro;
3. Apertar a seringa ligeiramente e jogar um pequeno jato de soro morno dentro do ouvido (a solução deve estar na mesma temperatura do seu copo);
4. Esperar cerca de 60 segundos nessa posição e depois virar a cabeça de lado para deixar a água suja sair;
5. Secar bem a orelha com uma toalha macia ou com um secador de cabelo em temperatura baixa.
Caso não seja possível remover a cera do ouvido após 3 tentativas, recomenda-se ir ao otorrinolaringologista para fazer uma limpeza profissional, ou seja, de forma segura e eficiente. Deixe a missão para quem estudou e se especializou para tal. Não se arrisque, afinal, você pode piorar o quadro do seu ouvido. E isso, nós definitivamente não queremos!
É importante que essa limpeza de ouvido seja realizada por um profissional qualificado, de preferência o otorrinolaringologista, pois este profissional da medicina é especializado nos cuidados com os ouvidos.
A limpeza de ouvido realizada por um otorrinolaringologista é uma maneira segura e eficaz de avaliar a situação e resolver o problema, auxiliando a evitar lesões e garantir que os ouvidos permaneçam saudáveis e protegidos.
Após a limpeza do ouvido, o otorrinolaringologista pode fornecer orientações sobre como cuidar dos ouvidos em casa e prevenir o acúmulo de cera no futuro.
Se você sente algum incômodo, zumbidos e até mesmo perda temporária da audição, agende uma consulta na Clínica Otorrino Paulista, onde você encontrará um atendimento humanizado e de alta qualidade. A Otorrino Paulista é uma clínica especializada em Otorrinolaringologia.
Não há necessidade de se preocupar, após a limpeza dos ouvidos, sua audição voltará ao normal. É só entrar no site ou mandar mensagem por WhatsApp para o número (11) 99142-2342 e marque a sua consulta!
Seja na estação fria do inverno ou nos dias quentes do verão, a faringite é…
A utilização adequada da máscara cirúrgica desempenha um papel fundamental na prevenção da disseminação de…
O nariz ardendo é um incômodo que muitos de nós já experimentamos em algum momento…
Explorando a arte da cirurgia plástica, a otoplastia emerge como uma intervenção especializada destinada a…
A faringite estreptocócica é uma condição que frequentemente se esconde por trás dos incômodos sintomas…
Você está considerando uma cirurgia de amígdalas para aliviar problemas recorrentes de garganta? Saber mais…