Otorrino Pediatria

Quando levar a criança ao otorrinolaringologista?

Os cuidados referentes à saúde dos bebês e das crianças abarcam consultas ao otorrino pediátrico. Esse otorrinolaringologista especialista no atendimento de crianças, consegue definir os problemas que compreendem o ouvido, nariz e garganta e determinar qual o tratamento mais adequado caso seja identificada alguma alteração. 

Essa parte da população costuma apresentar uma tendência maior a acabar desenvolvendo infecções no ouvido e na garganta. Quanto ao nariz, hipertrofia de adenóide (a denominada “carne esponjosa”), por exemplo, pode ter como consequência a respiração oral e causar outros problemas. Assim, consultar-se com um otorrino pediátrico pode acabar aumentando a qualidade de vida dos pequenos.

Por mais que muitas vezes os responsáveis realizem o acompanhamento frequente da saúde das crianças junto a um médico especializado em pediatria, a adição de um atendimento especializado de um otorrinolaringologista auxilia na identificação de possíveis condições, como a surdez, de maneira precoce, por exemplo.

Para tornar a compreensão da necessidade desse atendimento otorrinolaringológico especializado para o público infantil,  listamos sete razões que devem servir de estímulo para os pais levarem as crianças para uma consulta com um otorrino pediátrico. Confira abaixo: 

Conheça os motivos para levar a criança ao otorrino pediatra

1.  A criança não passou no teste da orelhinha na maternidade

A triagem auditiva neonatal, conhecida como o teste da orelhinha, auxilia na identificação de alguma deficiência auditiva em recém-nascidos, e possui a tendência de ser feito, de preferência, em até três dias depois do nascimento e ainda enquanto o bebê estiver na maternidade. Ele é algo obrigatório, assim como o teste do pezinho.

O teste, realizado por um fonoaudiólogo, inclui dois tipos de exame: Emissões Otoacústicas Evocadas e Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico, e a recomendação de qual será feito, irá depender da existência de condições de risco para perda de audição. 

Se porventura, algum desses exames apresentar alguma anomalia, o bebê é direcionado para atendimento junto a um otorrino pediátrico, que irá orientar os próximos passos, contemplando inclusive exames a serem refeitos ou novos a serem realizados, além de possíveis tratamentos se o especialista julgar necessário.

2.  Criança tem por costume respirar apenas pela boca

É importante ressaltar que a respiração pela boca não deve ser classificada como uma ação normal. Assim,  logo que os pais ou tutores notarem que a criança passou a ter respiração oral, isto é, começar a respirar pela boca, é preciso ir em busca de um otorrino pediátrico e analisar o que está causando esse hábito ruim.

A presença de respiração preponderantemente oral, provoca mudanças no crescimento facial e acarreta em distúrbios odontológicos.

Além disso, essa parte da população possui uma tendência maior a desenvolver quadros de infecção, visto que o ar não acaba sendo filtrado pelo nariz (como deveria acontecer).

3.  A criança apresenta dificuldade em desenvolver a fala e a dicção

O bebê começa a falar as primeiras palavras quando atinge, aproximadamente, 12 meses. Aos dois anos, já espera-se que a criança diga frases curtas juntando duas palavras e, aos 3 anos, a fala deve ser audível e clara.

Algumas crianças podem apresentar um pouco mais de dificuldade para falar, mas é muito importante que assim que os pais percebam esse atraso na fala, ou até mesmo alguma dificuldade (a criança parece falar enrolado) uma ida a um otorrino pediátrico seja feita.  Algumas alterações precisam de rápido tratamento para o desenvolvimento apropriado do bebê e da criança.

4.  Dificuldade de aprendizado na fase escolar

Inúmeros fatores podem acabar influenciando para que a criança tenha dificuldade de aprendizado. Isso pode estar associado a fatores orgânicos, quando a criança não é capaz de escutar de forma clara, ou quando a criança possui ronco e má qualidade do sono. No entanto, complicações mais silenciosas também podem prejudicar o aprendizado, atrapalhando principalmente a alfabetização, como é o exemplo do caso da Desordem do Processamento Auditivo Central.

Em uma ida a um consultório de um otorrino pediátrico é possível identificar quais as origens desse transtorno e começar um tratamento que objetiva melhorar a situação.

5.  Ronco e sono agitado

Dormir bem é fundamental para o desenvolvimento e crescimento das crianças. São nas etapas mais profundas do sono que o hormônio do crescimento (o GH) é liberado e são neles em que a memória e o aprendizado são alicerçados.

Crianças que roncam e que possuem oscilação no sono podem ter distúrbios das vias aéreas superiores. Essa questionável é ainda mais clara nos casos de apneias notadas pelos pais.

Caso sejam identificados esses sinais, os responsáveis devem levar a criança a um otorrino pediátrico para um diagnóstico criterioso do quadro e recomendação de protocolo para o tratamento. 

6.  Otite de repetição

O caso de otite média aguda é uma das patologias mais comuns em crianças. O grande problema é quando a condição se torna frequente, sendo chamada de otite de repetição. Quadros repetidos de otite média, além de acabar expondo a criança ao demasiado uso de antibióticos, pode prejudicar a audição e até ter como consequência a otite crônica.

O acompanhamento junto a um otorrino pediátrico pode auxiliar a evitar a ocorrência e os prejuízos das otites médias agudas.

7.  Criança fala alto e demora para responder

Se porventura for identificada tais situações, é importante um aconselhamento junto a um otorrino pediátrico, que sem maiores dificuldades e rapidamente recomendou a avaliação auditiva própria para o caso específico e para a idade do pequeno.  Essa criança pode possuir alguma perda auditiva e quanto mais cedo for a sua identificação, melhor será o prognóstico, reduzindo as alterações de desenvolvimento.

Conheça o Otorrino Paulista e leve seu filho a um otorrino pediátrico!

O Otorrino Paulista é um consultório cuja especialidade é a medicina, sendo formada por profissionais de alta competência que tem como objetivo cuidar do próximo com o máximo de humanismo e clareza possível, tendo como assistência o melhor que a medicina nos oferece nos dias de hoje. 

O consultório conta com uma equipe de especialistas de diferentes áreas, desde otorrinolaringologia até endocrinologia e cardiologia. Ademais, a Otorrino Paulista contém todos os equipamentos e materiais necessários para você realizar consultas e alguns exames;  além do acompanhamento humanizado no pós-cirúrgico. 

Tendo como localização, uma das principais, senão a principal avenida de São Paulo: avenida Paulista, a Otorrino Paulista conta com uma estrutura moderna, equipe bem qualificada e capacitada e o atendimento humanizado e otimizado que todos precisam para se sentirem bem acolhidos e serem atendidos satisfatoriamente. 

O corpo clínico da Otorrino Paulista e seus sócios são membros da Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL) e da Associação Paulista de Medicina (APM). Isso quer dizer que sim, é uma clínica de confiança!

Por fim, na Otorrino Paulista você consegue agendar sua consulta de inúmeras formas, incluindo a forma remota, ou online (fica a seu critério escolher como chamá-la). Além disso, há também outras especialidades como endocrinologia, cardiologia, clínica  médica, entre outras, para que você consiga obter um diagnóstico completo e íntegro sobre  a sua procura inicial. Esses são alguns destaques que se referem a consultas: 

  • Agendamento online;
  • Presencial ou Telemedicina;
  • Estrutura moderna.

O que você está esperando? Agende sua consulta agora e leve seu filho(a) a um otorrino pediátrico!

OTORRINOPAULISTA

Recent Posts

Faringite: Tipos, Sintomas e Estratégias de Tratamento

Seja na estação fria do inverno ou nos dias quentes do verão, a faringite é…

1 mês ago

Máscara Cirúrgica: Uso Correto e Eficácia na Proteção Respiratória

A utilização adequada da máscara cirúrgica desempenha um papel fundamental na prevenção da disseminação de…

1 mês ago

Nariz Ardendo: Possíveis Causas e Tratamentos Adequados

O nariz ardendo é um incômodo que muitos de nós já experimentamos em algum momento…

1 mês ago

Otoplastia: Conhecendo a Cirurgia de Orelhas

Explorando a arte da cirurgia plástica, a otoplastia emerge como uma intervenção especializada destinada a…

1 mês ago

Faringite Estreptocócica: O que é, Sintomas e Tratamentos Específicos

A faringite estreptocócica é uma condição que frequentemente se esconde por trás dos incômodos sintomas…

1 mês ago

Cirurgia de amígdalas: Entenda quanto custa esse procedimento

Você está considerando uma cirurgia de amígdalas para aliviar problemas recorrentes de garganta? Saber mais…

1 mês ago