É comum encontrar campanhas que vinculam uma cor a cada mês, buscando a conscientização da população para o combate de doenças e problemas na sociedade. Esse papel foi estabelecido por ONGs e grupos da sociedade para ajudar na quebra de preconceitos e realmente ampliar a prevenção de certas doenças.
Estas ações já promoveram resultados muito positivos. Já é perceptível a mudança de comportamento do público alvo de cada campanha. E o mês de julho já tem sua cor, o verde.
Confira, agora, nosso artigo explicando sobre o que é o Julho Verde!
O Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço é comemorado no dia 27 de julho.
Para reforçar a ideia, foi lançada a campanha Julho Verde pela Sociedade de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP) e a Seção de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) em 2016.
O principal objetivo da campanha é aumentar a prevenção e a conscientização sobre câncer (câncer de cabeça e pescoço INCA) e a urgência da implementação de políticas públicas por parte das autoridades de saúde. A campanha deste ano contará com lives, cursos, reuniões, congressos e diversas outras atividades que ajudem na conscientização e orientação da população e profissionais da saúde.
Atualmente, esse tipo de câncer atinge cerca de 10 mil pessoas por ano aqui no Brasil e é o quinto mais incidente no país. Durante a pandemia do coronavírus, muitas pessoas deixaram de lado as medidas de prevenção, por medo. Então, agora, mais do que nunca, é o momento de se atentar a qualquer pequeno indício ou detalhe peculiar na sua saúde.
Um dos maiores problemas para o tratamento desse tipo de câncer é o diagnóstico tardio que dificulta a cura. Por isso, ressaltamos aqui a importância de sempre fazer um acompanhamento preventivo com um otorrino e todos os outros médicos.
O câncer de cabeça e pescoço é uma denominação mais abrangente de todos os tipos de câncer que se localizam na boca, língua, palato mole e duro, gengivas, bochechas, amígdalas, faringe, laringe, esôfago, tireoide e seios paranasais.
Para os homens, fica um alerta especial, uma vez que o câncer de boca, laringe e demais localidades é o segundo mais frequente, atrás apenas do câncer de próstata. Já nas mulheres o de tireoide é o quinto mais comum dentre todos os outros tipos.
Esses tipos de câncer podem ser derivados por consequência do uso excessivo de cigarro e bebidas alcoólicas. Mas, de umas décadas para cá, outro fator se tornou mais comum: a infecção pelo vírus HPV.
Médicos recomendam que qualquer lesão que dure mais de três semanas na região da boca e da garganta deve ser investigada por algum profissional especializado nesta área. Conheça, também, alguns outros sintomas mais gerais:
Como já foi dito anteriormente, é fundamental que haja um acompanhamento médico sempre. Mas, também, existem algumas outras maneiras que podem ajudar nessa prevenção, como:
Alguns desses sintomas podem ser causas de alguma outra doença, por isso a necessidade de se procurar um médico que saiba direcionar para os cuidados corretos o quanto antes.
Quando diagnosticado no início, o câncer de pescoço e cabeça são altamente curáveis. Com o avanço da tecnologia atrelada à medicina, já é possível tratar de alguns casos sem a realização de operações cirúrgicas, como o caso da radio e quimioterapia.
Mas, também, é importante que o paciente tenha em mente que cada caso deve ser analisado separadamente e com o acompanhamento de um profissional especializado.
Portanto, atente-se aos detalhes e recorra ao médico caso tenha algum desses sintomas. Mas além disso, proteja-se antes mesmo de precisar! Vá fazer seus exames preventivos, independente do seu sexo. Cuide da sua saúde, cuide da sua vida!
Seja na estação fria do inverno ou nos dias quentes do verão, a faringite é…
A utilização adequada da máscara cirúrgica desempenha um papel fundamental na prevenção da disseminação de…
O nariz ardendo é um incômodo que muitos de nós já experimentamos em algum momento…
Explorando a arte da cirurgia plástica, a otoplastia emerge como uma intervenção especializada destinada a…
A faringite estreptocócica é uma condição que frequentemente se esconde por trás dos incômodos sintomas…
Você está considerando uma cirurgia de amígdalas para aliviar problemas recorrentes de garganta? Saber mais…