Laringologia

Confira 5 dicas para cuidar da voz

Voz rouca pode ser resultado de um simples desgaste ou um sinal de que algo mais grave está prejudicando a sua saúde vocal. Se você é um cantor, dublador, locutor ou qualquer outro profissional da voz e precisa ter seu instrumento de trabalho sempre afinado, reunimos aqui algumas dicas para preservar as suas cordas vocais.

Antes de entender quais são os principais cuidados com a voz, que tal saber mais sobre quais são os problemas que podem danificar a saúde vocal? Resfriado, refluxo, laringite, tabagismo, cansaço e até câncer levam milhares de profissionais da voz todos os anos aos consultórios de otorrinolaringologistas em todo o país para uma avaliação mais completa e indicação do tratamento adequado.

Alguns desses problemas são de rápida recuperação e o paciente logo apresenta uma plena recuperação, já outros vão exigir um maior tempo de tratamento. Em todos os casos, o conselho é jamais fazer automedicação, já que essa prática pode maquiar um problema grave e deixar a situação pior.

Principais cuidados com a voz

Se você está com a voz rouca ou qualquer outro incômodo que afete a saúde das cordas vocais, a principal dica é que somente um otorrinolaringologista poderá fazer a avaliação correta, identificar o problema e recomendar um tratamento ideal.

Se você é um profissional da voz e depende dela como sua fonte de renda, tenho aqui abaixo algumas dicas que vão ajudar a evitar danos nas suas cordas vocais.

Reduza o consumo de café

Em excesso, a cafeína desidrata as cordas vocais e também causa acidez estomacal, o que amplia as chances de refluxo e de ardor na garganta. Por isso, uma das dicas de cuidados com a voz para cantores mais comum é reduzir o consumo de café.

Evite o uso de ar condicionado

Esse tipo de equipamento é cada vez mais usado em carros e nos quartos de hotéis, mas são extremamente prejudiciais para os profissionais da voz. O ar condicionado compromete as cordas vocais, resseca o aparelho domador e muda o ritmo natural de respiração.

Beba muita água

Não é segredo para ninguém que o corpo humano necessita de muita hidratação. Logo, a ingestão frequente de água vai evitar que as cordas vocais fiquem ressecadas e também as deixará limpas e saudáveis.

Evite o cigarro

Um dos principais cuidados com a voz que os profissionais de laringologia recomendam é evitar imediatamente o tabagismo. A nicotina aquece e resseca as cordas vocais, deixando a pessoa rouca e com dificuldade na fala.

Busque sempre orientação especializada

Seja você um profissional da voz ou apenas uma pessoa comum, mas que percebe um incômodo frequente na fala ou na garganta, evite qualquer remédio milagroso indicado por amigos: busque por uma orientação profissional. Se estiver em São Paulo, o Dr. Fabiano Haddad Brandão (CRM 104534) é especializado em laringologia, área fundamental para manter a sua saúde vocal em dia.

OTORRINOPAULISTA

Recent Posts

Faringite: Tipos, Sintomas e Estratégias de Tratamento

Seja na estação fria do inverno ou nos dias quentes do verão, a faringite é…

8 meses ago

Máscara Cirúrgica: Uso Correto e Eficácia na Proteção Respiratória

A utilização adequada da máscara cirúrgica desempenha um papel fundamental na prevenção da disseminação de…

8 meses ago

Nariz Ardendo: Possíveis Causas e Tratamentos Adequados

O nariz ardendo é um incômodo que muitos de nós já experimentamos em algum momento…

8 meses ago

Otoplastia: Conhecendo a Cirurgia de Orelhas

Explorando a arte da cirurgia plástica, a otoplastia emerge como uma intervenção especializada destinada a…

8 meses ago

Faringite Estreptocócica: O que é, Sintomas e Tratamentos Específicos

A faringite estreptocócica é uma condição que frequentemente se esconde por trás dos incômodos sintomas…

8 meses ago

Cirurgia de amígdalas: Entenda quanto custa esse procedimento

Você está considerando uma cirurgia de amígdalas para aliviar problemas recorrentes de garganta? Saber mais…

8 meses ago